Harmonização de vinhos

Existem diversos rótulos e tipos de vinho de verão que são ótimas pedidas para os dias mais quentes. Vamoslhe ajudar a escolher o melhor vinho para o seu verão.

1 - VINHO BRANCO LEVE

É o vinho ideal para refrescar e beber no verão. Ele vai bem em tardes quentes. São rótulos para serem apreciados jovens, pelo sabor da fruta e pelo frescor provocado pela acidez máxima. É ótimo para acompanhar Frutos do mar, Saladas, Frutas e Queijos macios.

2 - VINHO BRANCO AROMÁTICO

Alegre, extremamente aromático, que, ao ser servido na taça, libera aromas de frutas e de flores. Sua intensidade harmoniza com pratos tailandeses e asiáticos.

3 - VINHO BRANCO ENCORPADO

Os vinhos encorpados têm coloração mais intensa e maior estrutura. Geralmente, amadurecem em barricas de carvalho para ganhar textura e aromas de manteiga e de baunilha. Estes rótulos pedem uma comida para acompanhar a sua estrutura, por isso, são boas opções para harmonizar com massa ao molho de queijos e até mesmo, uma carne bem preparada.

4 – VINHO ROSÉ

O vinho Rosé tem roubado a cena entre jovens apreciadores de bebida. Leve, cheio de frescor, delicado e frutado, esse tipo de vinho já provou ser o preferido dos europeus nos dias mais quentes do ano. O vinho combina tanto com pizza como com uma salada.

5 – FRISANTES

Muito semelhante, e até confundido com o espumante, o vinho frisante não é tão conhecido como os outros tipos de vinho, mas pode ser igualmente apreciado por apaixonados pela bebida. A principal característica dos frisantes é serem vinhos leves e refrescantes. Por isso, na hora de harmonizá-los, a sugestão é que acompanhem refeiçõesigualmente leves. Entre as opções estão frutas e sobremesas, como quiche e suflês.

6- ESPUMANTE

No verão, é muito difícil errarmos na escolha de um espumante, pois é o tipo de bebida que melhor combina com calor, praia, piscina e atividades que ajudam a nos refrescar. Espumantes combinam perfeitamente com pratos leves: peixes, frutos do mar, aves e saladas são excelentes sugestões para quem gosta de harmonizar as refeições. Já em momentos de descontração, como happy hour, combinam com petiscos diversos.

Fonte: Blog Natália Frighetto