VERÃO COM OS PEQUENOS

Olá pessoal! Tudo bem com vocês?

Conforme o verão chega e nossos filhos comemoram a chegada das férias escolares, para nós pais começa o trabalho. Afinal, é preciso organizar todos os passeios, viagens e atividades para entreter os pequenos e curtir em família, sem esquecer de ficar dentro do orçamento. Esta é uma época maravilhosa para desfrutar e unir ainda mais a família, além de fazer com que as crianças tenham oportunidades para criar memórias felizes. Para isso, a Mardu separou 5 ideias para curtir o verão com muita diversão em família, dentro e fora de casa, na melhor estação do ano!

1) Faça um piquenique

Uma ótima forma de iniciar as férias de verão é com um belo piquenique. Uma ideia simples e muito divertida, que pode ser feita no próprio jardim de casa, no parque ou na praia. Convide os amigos dos seus filhos para que todos brinquem juntos ao ar livre, enquanto você e os outros adultos presentes aproveitam para descontrair e conversar.

2) Caça ao Tesouro

Esta brincadeira é muito divertida e é adaptável para todas as idades. Escolha algum personagem preferido do seu filho, seja um pirata ou uma princesa, faça um mapa da sua casa e espalhe algumas pistas sobre o tesouro escondido, que pode ser qualquer objeto da sua preferência. Para despertar ainda mais a imaginação, deixe os pequenos usarem fantasias ou adereços que você tenha em casa, como chapéu de pirata e espada, ou um vestido de princesa. Isso tornará a caça ao tesouro ainda mais divertida! E não esqueça de participar junto com eles nesta atividade, orientando e ajudando-os a decifrar o mapa, para que a descoberta do tesouro seja um momento incrível!

3) Faça passeios

Se não for possível viajar e passar alguns dias fora de casa, uma boa opção é planejar pequenos passeios, destinos próximos em que você possa ir e voltar no mesmo dia. Aproveite para levar os pequenos para conhecerem novas praias, parques, piscinas, cachoeiras ou locais turísticos da sua própria cidade, como museus e monumentos que despertem o interesse cultural. Outra dica é aproveitar estes passeios para utilizar outros meios de transporte, como bicicletas, que além de serem divertidas promovem atividade física.

4) Cápsula do Tempo

Esta brincadeira pode se tornar uma tradição de seus verões em família, para todas as idades. Para fazer é muito simples: todos os anos nas férias de verão, você e os pequenos podem criar uma cápsula nova e abri-la somente no ano seguinte. A cápsula do tempo pode ser qualquer caixa, onde você e os pequenos coloquem dentro alguns objetos pessoais, como fotografias, brinquedos ou lembranças. Junto aos objetos, não se esqueça de colocar também uma carta, que todos da família podem ajudar a escrever. Comece pelo nome e idade de cada um, incentive as crianças a falarem algo sobre como se sentem no presente e o que se esperam do futuro, seja o que elas queiram ser quando crescer, ou o que querem fazer nas próximas férias. A ideia é esconder a caixa em um local em que as crianças não possam mexer, e abri-la somente no ano seguinte. Essa é uma forma original de ensinar os pequenos a perceberem a passagem do tempo e o próprio crescimento. Experimente!

5) Acampamento

Acampar é sempre uma aventura! Para proporcionar uma noite diferente aos seus filhos, que tal experimentar um acampamento? Dormir em uma barraca sob as estrelas, cozinhar ao ar livre e estar em contato com a natureza é sempre divertido. E não precisa ir muito longe: além de parques específicos para camping, se você tem um bom jardim, o acampamento pode ser feito do lado de fora de casa mesmo. E para quem não gosta muito da ideia de ficar em ambientes externos, a brincadeira pode ser feita até mesmo dentro de casa, com uma tenda de lençol na sala, que será super divertido também!

Manter as crianças ocupadas e entretidas durante as férias não é tarefa fácil, mas com algumas dicas é possível transformar esse período do ano nos melhores dias da vida dos seus pequenos. Independente do que você fizer, o importante é participar com os pequenos, compartilhando momentos de felicidade e diversão!